A televisão, a que muitos chamam quadradinho mágico, é dos meios de comunicação mais poderosos e extensíveis a todos. Como um bom “mass media” que é, exerce na perfeição o poder persuasivo sobre as pessoas, utilizando fortemente a facilidade em transmitir uma informação para um grande número de sujeitos. O público-alvo para essa transmissão pode variar conforme o conteúdo e o programa em questão mas, é certo, que os jovens são talvez o grupo etário que ocupa mais tempo em frente a este aparelho. Entenda-se que o conceito “televisão” não se confina apenas à definição de aparelho electrónico que difunde imagens e sons. A televisão é toda uma difusão de informações sócio culturais que influenciam os telespectadores e vão construindo padrões de normalização cultural.
Segundo José Machado Pais, “a televisão exacerba o imaginário, não separando, propriamente, a realidade do imaginário, mas facultando uma ficção reconhecível através de mecanismos de identificação e de projecção com incidência eventuais sobre a vida quotidiana.” A partir desta linha tão ténue da ficção e da realidade entendida como tal, iremos neste trabalho concluir sobre a capacidade de os jovens destrinçarem a construção social da juventude transmitida pela televisão e a construção que de facto se evidencia no quotidiano dos jovens.
sábado, 19 de janeiro de 2008
O Papel da Televisão na Construção Social da Juventude
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